Aromas da vida


Sempre tive um quê com cheiros, perfumes, fragrância, aromas. Sempre foi muito marcante para minha memória. Memória de momentos, de cenas, pessoas.

Sinta, tem um cheiro seco, abafado, mas suave, de lenha queimando. Esse cheiro me traz à mente uma casinha no pé da serra, uma chaminé fumegante ao fim da tarde, uma brisa fina que começa a esfriar a noite que está por chegar. A fumaça que sai pela pequena chaminé segue a brisa que a leva por entre o vale no sopé das montanhas, formando assim um caminho de leve e baixa nuvem alva.

Outro, uma variação daquele, tem uma coisa de cozinha com tacho de bronze que nunca soube explicar como consigo perceber essa peculiaridade. Típico no interior de Minas, nas cozinhas das avós, aquelas ainda com fogão à lenha. Esse cheiro me traz a sensação de aconchego do interior. Traz-me à memória as delícias daquelas cozinhas, os cafés postos à mesa, bolos, biscoitos, roscas. Sem falar das refeições, almoço e jantar. A família, ou mesmo amigos ao redor da mesa, ao lado do fogão à lenha. Picumã no teto sem forro. O ambiente imerso naquele aroma.

Óleo de amêndoa doce, um aroma incontestável. Posso cruzar oceanos que sempre terei essa referência, sempre procurarei um alguém por detrás deste aroma marcante. Estranho perceber o aroma, procurar, buscar e encontrar outro rosto. Fica um imenso vazio, um desalinho da realidade, um desencontro da vida. Entretanto, quando este aroma me encontra e em meus pulmões se abriga num longo inspirar, e quando ao redor olho e encontro tal face, minha vida é arrebatada de alegria sem fim e inevitável se faz a paz em meu coração.

Perceba o quanto pode este sentido modificar seu momento, alterar sua realidade.

Esta entrada foi publicada em Texto Livre. ligação permanente.

3 respostas a Aromas da vida

  1. Liliane Almeida diz:

    Minha noite termina com chave de ouro….srsr
    após uma excelênte leitura, de um texto feito por um excelênte escritor…fala sério te admiro meu amigo…estou na plateia da sua vida…onde os aplausos só começaram.

    Bjos

    Gostar

  2. Alessandra diz:

    Entao a nossa vida estará postada aqui? rssrsr
    lindo!

    Gostar

  3. Alessandra diz:

    Entao a nossa vida estará postada aqui? rssrsr
    maravilhoso texto…

    Gostar

Deixe uma Resposta

