Regresso



Após intenso brilho a iluminar os caminhos do cerrado, marcados pelo mato escasso em meio à rica vegetação ora seca pela falta de chuva típica da época do ano, tênue lamparina da madrugada dá a entender que vai se apagando em seu minguante ciclo.

Os tropeiros já em caminho de volta para suas casas, habitações simples mas que exalam um ímpar aconchego de lar, seguem mudos como que querendo ouvir da noite seu ressonar, como se toda aquela desvelada natureza por onde passavam dormisse, como se seu sono velassem, cuidassem, apreciassem. E bem apreciado era aquele momento que de casa de aproximavam. No curral deixariam suas celas, os animais soltos ao merecido descanso.

Na soleira da porta estaria a chave que o levaria aos braços daquela tão amada criatura que há dias esperando estava. Ao passar pelo portal da sala uma oração oração em agradecimento ao retorno da lida, o chapéu deixado pendurado, o embornal despojado já à beira do fogão onde as brasas quentes o aguardavam. O cãozinho quase se partia do lado de fora da porteirinha da cozinha de tanto o rabo agitar, de dentro, o gato se enrolava em suas pernas. As brasas do fogão garantiam o banho ainda quente, ao sair o aroma do café tomava o ar.

Enfim, em casa estava, tudo ali era sagrado, era para onde sempre poderia regressar, onde tudo era ele, mas não só, tudo era aquela família, onde todos se garantiam. Ele nunca só se sentia na lida, sabia que todos o abasteciam o coração e a família nunca se sentia esquecida pois ele os garantia o pão.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Texto Livre. ligação permanente.

2 respostas a Regresso

  1. talini diz:

    Lindo texto .
    Linda reflexão.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s