Festejo Lunar


Cintilantes pirilampos   iluminavam o dorso escuro da noite. Detrás do lago surgiria a lua em pouco tempo, rasgando-o ao meio com seu facho de luz refletido na superfície da água, iluminando toda cheia de orgulho os vastos campos nus.

Os barcos sairiam em procissão até o outro lado, guiados per aquele farol que a natureza caprichosamente tratou de pôr ali, no lugar certo, no momento exato, para guiar as pequenas embarcações.

Era noite de sábado, roupas de domingo adornavam a todos, sapatos guardados no canto proa, os chapéus solapados pelo vento quase saltavam, as mulheres com suas faces maquiadas, lenços cuidadosamente amarrados à cabeça e longas saias.

A quermesse começava cedo e as luzes das barracas também marcavam onde iriam aportar. Bandeirolas, estandartes, pau-de-cebo e fogueira. Maçã-do-amor, quentão, amendoim torrado, pau-a-pique, correio-elegante.

Crianças pulando a fogueira que aos poucos era renovada de lenha para não apagar. Violeiros vários, serestas ao luar, o coral das mulheres. Jogos de argola e pescaria nas barracas. A noite ia adentro da madrugada.

Chegada a hora, o relógio lunar, agora do outro lado do lago indicava o fim da seresta, brincadeiras e tanta euforia. Hora de se recolher ao lar. E voltavam as embarcações seguindo o traço da lua sobre o lago. Alegres, ainda cantando ao vento, certos de que ano adiante estariam novamente a ali festejar.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Texto Livre. ligação permanente.

2 respostas a Festejo Lunar

  1. pat diz:

    Esse ficou com uma cara de saudade, uma cara não, uma alma… Eu estou com saudade… saudade da simplicidade, saudade da amizade, saudade de um tempo com tempo diferente… saudade de ter saudade… Lindo como o Sol.

    Gostar

    • amorinis diz:

      Fico feliz de ter remetido você a tais sentimentos, assim acredito tocar o leitor. Quando quem está do outro lado sente o que se fez nascer o que foi escrito, aí sim está fechado o ciclo.
      Continue passeando por aqui, espero que goste dos textos que ainda virão.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s