A Força de Sansão


Tenho entendido mais a história de Sansão, que trazia em seus cabelos a sua força. Parti da premissa de que por mais forte que se seja, ninguém é capaz de acrescentar um dia sequer em sua vida, e que, de qualquer forma, posta nossa vida diante da eternidade, ela seria como a luz de um relâmpago.

Levando à abstração a ideia da força, pode-se considera-la como o fruto da sabedoria. Tem-se, então, a força do ser apoiada em seu intelecto, seu poder criativo, associativo, cognitivo. Características que ao terem o discernimento presente sobre elas aumentam em muitas vezes a força do ser.

Não obstante, como fermento agindo na massa, a sabedoria cresce com aprendizado, e este, por sua vez, vem com o tempo àqueles que se propõem e se dispõem a ele.

E este aprendizado só é possível ao vaso vazio. E a este mesmo vaso se faz necessário que se esvazie a todo momento. Só é possível na prática perseverante da humildade, no reconhecimento da miséria humana, da consciência de nosso tamanho dentro de toda a criação, da percepção do quão pouco conseguimos compreender observando tudo o que nos rodeia e do sentido que do pó viemos e ao pó retornaremos.

Em sendo que cada ser traz consigo seu drama pessoal que dá ênfases diferentes ao tempo ao longo de sua vida e que é a partir desse mesmo tempo que se pode ter aberta a porta do aprendizado, temos conosco um fio crescente à medida que nos abrimos a aprender. E esse fio pode se multiplicar, nos cobrir e até mesmo nos envolver e se tornar cada vez mais puro, nos tornando cada vez mais fortes em nosso ser.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Texto Livre com as etiquetas , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s