Presente na Ausência


Zélia já nos encantava quando cantava seu fascínio pelo “silêncio antes do grito”, pela “pausa entre as canções” ou mesmo quando nos dizia que dela chamava mais a atenção “os detalhes do que os luxos”. Já Lulu nos leva ao fundo da alma quando canta que “não haveria som se não fosse o silêncio” e que “não haveria luz se não fosse a escuridão”. E na beleza da profundeza desse sentido alguém me pôs ainda há pouco. Foi algo como revelar-se na sua ausência, como dizer sem palavras, como ser acolhido antes que viesse o sentimento, como acertar o alvo ainda com o arco sem flecha.

E assim num disparo comecei a ver o que o tempo tem me trazido, mesmo estando eu ainda que escondido. Num dia, uma ligação trouxe de volta muitos vários amigos, noutro, numa fila, quase escondido, sou encontrado, ainda outro, um correio eletrônico inesperado me enche de esperança para algo que se perdia.

Parece-me que não sou lá muito bom em ler entrelinhas, mas é inegável, irrefutável o abraço dos amigos, o calor da esperança ou mesmo o enigmático franzir do nariz num sorriso. E qual o significado de cada uma dessas coisas? Será só meu este significado? Creio que mais rico seria se compartilhado fosse, se fosse bem mais além de meu. Assim teria liberdade de ser maior e me levaria junto e eu nunca seria o mesmo de um instante atrás.

Descobri que desejo ser encontrado em meu anonimato, e assim, naturalmente, como tantas coisas tem acontecido.

Sinto como tivesse cessado o tempo em minhas buscas. Não que elas tenham parado, mas me sinto acolhido na escuridão para ver a plena luz em todo o seu espectro, como tivesse no silêncio para que possa ouvir o som com toda sua pureza, como se me ausentasse para que estivesse presente àqueles que tocam a minha vida.

Muito para além de estar, isso traz o que sou.

Esta entrada foi publicada em Texto Livre com as etiquetas , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

